Dicas para aumentar a vida útil da embreagem

13 de maio de 2019

Dicas para aumentar a vida útil da embreagem

Em um veículo, existem diversos sistemas mecânicos que trabalham simultaneamente para que o carro funcione bem, sem nenhum problema. Um bom exemplo, é o conjunto da embreagem, usado para controlar a conexão entre o motor e o câmbio.

Muitos motoristas, seja pela força do hábito, os chamados “vícios de direção”, ou simplesmente pela falta de conhecimento, desgastam prematuramente alguns componentes do carro e acabam tendo prejuízo.  

Para ajudar você, separamos algumas dicas que vão te ajudar a aumentar a vida útil do sistema de embreagem do seu carro. Confira:

1 – Evite trocas agressivas de marcha: Trocar as marchas agressivamente em um curto espaço de tempo é um vício que prejudica bastante o sistema de embreagem. Evite isso, trocando as marchas com calma.

2 – Tire o pé apoiado no pedal: Essa prática é muito, mas muito comum entre os motoristas e é uma das maiores causas de danos prematuros no sistema de embreagem. O ideal e correto, é acionar a embreagem apenas nas trocas de marcha.

3 – Use corretamente o freio de mão: Para evitar que o carro volte de ré, principalmente em morros, muitos motoristas preferem usar a embreagem e o acelerador, ao invés do freio de mão. Isso acaba causando um grande desgaste no disco, e às vezes, o cheiro de queimado chega a invadir o carro.

Essas são dicas simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia, aumentando assim, a vida útil do sistema de embreagem do seu carro. Caso, seu carro precise de manutenção na embreagem, não esqueça de passar em uma oficina HC Pneus.