12 de dezembro de 2020
Para que servem os sulcos dos pneus?
O pneu de um automóvel é composto por várias partes diferentes. Um dos elementos mais importantes dele é o sulco do pneu. Muita gente, aliás, acredita que os sulcos do pneu são puramente estéticos. Acham que o desenho formado na banda de rodagem não tem outra função se não “parecer legal”.
Cada detalhe de um pneu é pensado no seu desempenho quando usado. O objetivo das fabricantes, portanto, é desenvolver o produto com melhor dirigibilidade, conforto e resistência. Mas como os sulcos ajudam nisso? Eles são canais que correm por toda a superfície da banda de rodagem, em números e larguras variáveis de acordo com o modelo ou fabricante do pneu. A quantidade de canais vai depender da largura da banda de rodagem do pneu. Quanto maior ela for, mais canais para escoar a água ela terá.
Os sulcos de um pneu não existem apenas para deixar a peça bonita, mas sim para realizar algumas funções específicas e a primeira delas tem a ver com a chuva. Quando chove, a água fica acumulada na estrada pois o nível de absorção de água do cimento é muito baixo. Por isso, é possível ver poças de água na estrada, mesmo horas depois de uma chuva.
Portanto, nessas situações, o automóvel perde aderência com a pista e perde dirigibilidade. Nesses momentos tanto o sistema de frenagem como o comando do veículo pelo volante não funcionam adequadamente e isso aumenta o risco de acidentes. O sulco do pneu tem a função de evitar que isso ocorra formando um canal pela banda de rodagem, dessa forma, evita a aquaplanagem e melhora a dirigibilidade na pista molhada.
Dicas
19 de fevereiro de 2019
Sim, essa afirmação é verdadeira. O motor flex foi projetado especialmente para se adequar tant[...]
E-book
29 de julho de 2020
Há mais de uma década e meia (desde 2003) o carro flex já circula nas estradas do país, mas mesmo com todo esse tempo, existem[...]
E-book
25 de janeiro de 2021
Quando se fala em suspensão automotiva, alguns motoristas trazem à cabeça apenas os amortecedores e molas. Mas, na verdade, a s[...]