Comprou seu primeiro carro? Confira algumas dicas para otimizar a vida útil dele

4 de julho de 2018

Comprou seu primeiro carro? Confira algumas dicas para otimizar a vida útil dele

Muitos motoristas tem diversas dúvidas quando o assunto é: como cuidar bem do meu primeiro carro? Seja pela falta de experiência com automóveis próprios, ou pelas diversas marcas e modelos do mercado automobilístico, sempre ficam diversas dúvidas no ar!

Por isso, para que você saiba como cuidar bem do seu primeiro carro, separamos alguns cuidados básico, mas indispensáveis. Confira:

Tome cuidado com o seu jeito de dirigir

A maneira como conduzimos o carro influencia e muito na vida útil do nosso veículo. Cautela, direção defensiva e prudência são ótimas medidas para preservar o carro. Então, acelere devagar, passe a marcha na hora certa, freie devagar e aumente assim a quantidade de quilômetros que o seu veículo vai trafegar sem grandes problemas.

Mantenha o carro limpo

Muita gente não sabe, mas manter o carro limpo é uma ótima maneira de aumentar sua vida útil. Para quem não sabe, a sujeira pode impregnar depois de algum tempo. Por isso, para manter tudo novinho, mantenha o veículo sempre limpo. Se não quiser pagar alguém para limpá-lo, arregace as mangas e faça você mesmo!

Faça a troca de óleo regularmente

Trocar o óleo do carro é uma tarefa simples, mas de tão simples, muitas pessoas acabam deixando de faze-la na hora certa e na regularidade prevista. Todos temos a rotina do dia a dia puxada, com muitos afazeres, mas em poucos minutinhos qualquer pessoa consegue fazer isso. E olha que o óleo em dia, evita problemas futuros, já que ele é o responsável por lubrificar a movimentação das peças, fazendo com que ela seja mais fácil e não danifique nenhum sistema. O ideal é que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados.

Calibre regularmente os pneus

Ter os pneus calibrados aumenta a durabilidade dos seus pneus, já que o desgaste acontece de forma mais lenta e regular. Então, evite andar com pneus acima ou abaixo da calibragem sugerida no manual do seu carro. Além disso, não esqueça de fazer periodicamente, o alinhamento e balanceamento. Essa ações evitam problemas maiores com o seu veículo e fazem com que o desempenho do mesmo ocorra dentro do esperado.

Essas são apenas algumas dicas simples e fáceis para que você aumente a vida útil do seu carro! Cuide bem do seu companheiro de viagens e de bons momentos!