Troca de Óleo: faça seu motor durar muito mais

10 de janeiro de 2018

Troca de Óleo: faça seu motor durar muito mais

Apesar de se tratar de um serviço de rotina, a troca do óleo é muito importante para a vida útil do motor. Uma lubrificação deficiente pode causar danos, como por exemplo, a borra no sistema de depósito, que reduz o desempenho e aumenta o consumo de combustível. Além disso, pode gerar o temido diagnóstico de ‘’motor fundido’’, que pode representar até metade do valor do automóvel na hora do conserto. Por isso, não use óleos de baixa qualidade ou com especificações erradas.

Os fabricantes de óleo não recomendam o uso de aditivos. Segundo eles, já existe um pacote de aditivos balanceando o óleo e, por isso, o uso de aditivos extras pode até comprometer a vida útil do motor. Existem óleos minerais, sintéticos, semissintéticos e diesel. Confira no manual do seu carro qual é o mais indicado para o seu motor.

TROCAR ÓLEO E MANTER O FILTRO É O MESMO QUE LAVAR O CHÃO COM PANO SUJO!

O filtro de óleo tem por finalidade manter o óleo lubrificante, separando os resíduos que contaminam o óleo, como partículas metálicas desprendidas pelo atrito das peças do motor, óleo carbonizado derivado da combustão do motor, entre outros, protegendo assim os seus componentes internos. O filtro deve ser substituído em cada troca de óleo, pois somente com a substituição de óleo e filtro juntos impedimos a circulação de impurezas no motor.

QUANDO TROCAR?

Confira o manual do proprietário, pois isso varia de carro para carro. O normal é que essa substituição seja feita a cada 10 mil a 15 mil quilômetros ou seis meses, o que vier primeiro, isso se o carro rodar em condições ideais. Se você passa muito tempo preso no trânsito, pega muita estrada irregulares ou mora em um lugar muito quente, o prazo de troca pode cair pela metade.

Quer saber mais informações? Acesse nosso site http://www.hcpneus.com.br ou procure a HC Pneus mais próxima de você.