Suspensão a rosca é permitido?

12 de julho de 2021

Suspensão a rosca é permitido?

Você gosta de modificações automotivas e quer rebaixar o seu veículo? Então, veja mais sobre a suspensão a rosca. Através da resolução Nº479, em 2014 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou regras mais flexíveis e passou a permitir a suspensão a rosca. A principal exigência é a inclusão dessa modificação na documentação do veículo, tanto no campo observações do CRV (Certificado de Registro de Veículo), quanto no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Os automóveis que integram a permissão são das categorias leves, utilitários mistos, camionetes mistas, especiais e de carga. Para não ter problemas com a documentação do veículo e poder dirigir sem medo, antes de rebaixar, é importante que o dono pense nos passos e gastos com a regularização do seu rebaixado. Saiba mais sobre esse processo:

1: Autorização prévia do Detran: O motorista deve requerer junto ao Detran do seu estado uma autorização prévia para executar alterações em seu veículo. Isso pode ser feito em qualquer posto do órgão.

2: Faça a alteração na suspensão: Com o documento da autorização em mãos, você poderá levar o carro a um mecânico de confiança, escolher o tipo de suspensão e realizar a mudança.

3: Inspeção de segurança: Depois da modificação, o veículo deve ser levado a uma empresa autorizada pelo INMETRO para realizar a Inspeção de Segurança Veicular. No local, serão realizados testes e medições e, em seguida, o dono do rebaixado receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

4: Nova documentação: Na última etapa, o condutor deve ir a um posto do Detran munido de alguns registros para solicitar os novos documentos do veículo. Veja a lista:

  • CRV;
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV);
  • Nota fiscal das peças utilizadas;
  • Nota Fiscal do serviço, quando feito por oficina autorizada;
  • Ou declaração, reconhecido firma, se responsabilizando civil e criminalmente pelo serviço quando a suspensão modificada for feita por meios próprios. Curtiu essas dicas?