Saiba como descobrir qual é a calibragem correta para o seu carro.

12 de julho de 2021

Saiba como descobrir qual é a calibragem correta para o seu carro.

Nem muito ar, nem pouco ar. Manter os pneus do seu carro dentro da faixa de pressão recomendada pelo fabricante do veículo é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos ocupantes e também para assegurar a durabilidade dos pneumáticos. Mesmo em carros que passam a maior parte do tempo parados, é fundamental fazer esse controle semanal da pressão.

A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão. Mas ela não deve ser utilizada como parâmetro correto para o automóvel, já que indicam a calibragem máxima suportada pelo pneumático.


É importante lembrar que a calibragem ideal oscila de acordo com lotação de carga e passageiros do automóvel, então é fundamental fazer essa alteração de pressão também sempre que for partir e depois de voltar de uma viagem com a família.

Ao calibrar os quatro pneus, não se esqueça de verificar também o estepe. O ideal é colocar de uma a duas libras a mais, ou respeitar as orientações do fabricante do veículo.

São várias as razões para manter a calibragem dentro dos padrões estabelecidos pela fábrica. Pneus com menos ar do que o necessário desgastam de maneira irregular e correm mais riscos de sofrerem danos na sua estrutura, fatores que afetam bastante a durabilidade. Outro motivo é a maior resistência oferecida na rodagem, contribuindo para o aumento no consumo de combustível.

Um pneu com calibragem 20% abaixo do recomendado pode render 20% a menos de quilometragem. Isso equivale a uma perda de 8.000 km em uma possível quilometragem de 40.000 km.

Curtiu? Escreve nos comentários.