Quando realizar a higienização do ar condicionado?

17 de setembro de 2018

Quando realizar a higienização do ar condicionado?

Imagine você dirigindo o seu carro, indo ou voltando do trabalho, com um trânsito carregado e o calor insuportável. Você decide ligar o ar condicionado e ele não funciona. Situação bem desagradável, não é?

É justamente para evitar surpresas como essa que recomendamos realizar a manutenção do ar condicionado do seu carro com frequência. Além disso, se o sistema não for cuidado da maneira correta, o arzinho refrescante pode virar um grande problema para a saúde. Isso porque a falta de revisões periódicas acarreta no acúmulo de bactérias e fungos e, para limpar tudo, o prejuízo pode ser grande.

O filtro de ar é o principal responsável por barrar a entrada de impurezas pelo ar condicionado. Sua função é, basicamente, reter as partículas de sujeira que passam por ele e fazer a filtragem para que apenas o ar puro entre no carro. Mas, conforme o uso do carro, a poeira vai “grudando” no filtro e obstruindo a passagem de ar, prejudicando o funcionamento do aparelho.

Mas, quando realizar a manutenção? Existem alguns sinais que deixam claro quando o sistema está precisando de manutenção. O primeiro deles é o cheiro desagradável que invade o interior do veículo quando você liga o ar. O odor é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Sem a higienização, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do carro.

O outro é a perda de eficiência do equipamento, já que o filtro de ar sujo pode impedir parte da passagem do ar, comprometendo a eficiência do ar-condicionado automotivo. Assim, para atingir a temperatura desejada, o sistema precisa ficar ligado por mais tempo e em uma potência maior, consumindo mais bateria e combustível.

Ou seja, um ar-condicionado automotivo em más condições de limpeza pode afetar a performance de todo o veículo e a qualidade de sua saúde. Por isso, fique atento e faça regularmente a higienização do ar do seu carro.