Desmistificando o ar-condicionado

16 de junho de 2021

Desmistificando o ar-condicionado

Todos nós já nos deparamos com informações sobre o ar-condicionado que nos deixaram curiosos para saber se de fato é verdade ou é apenas um mito, sobre sua funcionalidade, gastos e higienização. Seja no verão ou no inverno, o ar-condicionado tem como premissa manter a qualidade do ar, regular a temperatura interna, monitorar a umidade e ventilação.

* O ar no máximo aumenta o consumo do combustível? Não importa se a temperatura foi aumentada ou diminuída, a diferença do consumo de combustível com o ar ligado no máximo é desprezível.


* O gás do ar envelhece? Ao contrário do que muita pessoas pensam e dizem, o gás do ar não fica velho e pode durar toda a vida útil do veículo, desde que não exista vazamentos.


* Qual o aumento de combustível com o ar ligado? O consumo varia de acordo com o modelo do carro e de como o ar é utilizado, com vidros abertos ou fechados, entre outros fatores, mas em média o ar é responsável por 20% do consumo de combustível.

* Na estrada, ar condicionado ligado ou vidros abertos? Caso você esteja em um rodovia acima de 80km/h, opte por ligar o ar e fechar os vidros.  Os vidros abertos, nessa velocidade, funcionam como um freio aerodinâmico, fazendo com que o consumo de combustível aumente, portanto, nesse caso, ligar o ar pode até diminuir o consumo de  combustível.

* Para eliminar o mau cheiro, preciso de ajuda técnica? Para qualquer problema técnico, recomendamos a procura de um profissional sobre o assunto, mas quando se trata de higienização, existem alguns produtos que servem para retirar o mau cheiro do interior do veículo. Eles são fáceis de usar e com possuem preço acessível.


Gostou? Então, continue acompanhando nosso blog!