Como funciona a desvalorização de carro usado?

24 de fevereiro de 2019

Como funciona a desvalorização de carro usado?

Quem opta por investir é um carro usado possui uma grande preocupação: a desvalorização do veículo. Isto, porque, além de considerar a marca, o modelo, o ano, investimento, é importante analisar e estudar qual será a perda de valor do carro no mercado, a curto e médio prazo. Para te ajudar a evitar futuras dores de cabeça, separamos alguns aspectos que explicam como funciona a desvalorização do carro usado. Confira:

Em resumo, o que é a desvalorização de um carro?

Essa desvalorização, nada mais é, que um desgaste provocado, naturalmente, pelo seu uso. Conforme passam os meses, os anos, o veículo necessita de manutenção, assim, mais alto é o custo para manter o carro e menor fica o seu valor para o mercado. Para resumir, podemos dizer que a desvalorização é o valor que o carro perde ao longo do tempo.

Fórmula para calcular o desgaste do carro

Segundo a tabela FIPE, existe uma fórmula que calcula a depreciação do carro:  (valor no ano anterior – valor no ano seguinte) / valor no ano anterior. Depois o resultado deve ser multiplicado por 100. Por exemplo, vamos calcular a desvalorização de um carro de 2014 para 2015: (46.045,00 – 40.749,00) / 46.045,00 = 0,1150.

0,1150 X 100 = 11,5%. Sendo assim, esse carro perdeu 11,5% do seu valor no primeiro ano de uso. Os demais percentuais são:

  • 4,93% no segundo ano;
  • 1,80% ao completar três anos.

Existem outros critérios

Quanto mais idade o carro tiver, menor será o seu valor;

Riscos, amassados e mal cuidado também influenciam e podem diminuir o valor do carro na hora da revenda;

A rodagem do carro também importa. Quando maior a quilometragem, maior será a sua desvalorização.