Abastecer no frio é melhor para o bolso?

14 de novembro de 2018

Abastecer no frio é melhor para o bolso?

Com a variação de temperatura, a densidade dos combustíveis sofre alteração. Existem boatos que afirmam que se um motorista abastece o carro pela manhã, quando a temperatura é mais baixa, ele ganha em quantidade de combustível. Em contrapartida, o contrário ocorre com aquele que abastece o carro por volta das 15h, quando o dia está mais quente. Isso acontece porque, em temperaturas baixas, o líquido fica mais denso, ou seja, em um litro de combustível, haverá mais massa (mais peso). Mas será que essa lógica funciona na prática?

Sim! Essa variação é bem pequena, mas realmente existe. Em um país onde as temperaturas mínima e máxima têm uma disparidade de 10ºC, como aqui no Brasil, a diferença total, na gasolina, corresponderá a aproximadamente 1,2% do volume abastecido.

O que isso quer dizer?

Isso significa que você pode economizar dinheiro, dependendo da temperatura que estiver no momento em que você abastecer o carro. Mas também precisamos considerar, que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo, enquanto o carro é abastecido, e que tanto o etanol, quanto a gasolina, são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente, o que pode acarretar em uma diferença insignificante.

O índice de variação da densidade não é o mesmo para gasolina e etanol. O derivado do petróleo é mais sensível aos efeitos da temperatura por ser formado por diversos hidrocarbonetos que evaporam em diferente velocidades e alteram sua densidade. Já o etanol, por ser um produto mais puro, só apresenta uma variação.

Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/abastecer-frio-variacao-de-temperatura/