4 de junho de 2019
Uma das coisas mais importantes na hora de cuidar do seu carro, é verificar regularmente o óleo do motor. Mas nessas horas, surgem muitas dúvidas na cabeça dos condutores. Por isso, neste post, vamos responder duas dessas dúvidas.
Posso completar o óleo com motor quente?
Alguns manuais de veículos estabelecem um procedimento para verificação do nível de óleo que pede para ligar o veículo por um certo tempo, deixando o motor funcionando até o ventilador acionar e depois desligar o motor por um tempo. Esse procedimento varia de acordo com o fabricante e está no manual do carro.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
E usar marcas diferentes?
Sim, você pode usar marcas diferentes para completar o óleo, desde que a especificação de viscosidade (20w40, 10w30, etc) e tipo de óleo (semissintético, mineral, sintético) sejam os mesmos. Mas isso não é o ideal, já que cada marca de óleo possuí a sua tecnologia de fabricação, e a mistura desses dois óleos pode não ter bons resultados.
São dúvidas simples, mas que são pertinentes e que com certeza já deixaram muitos motoristas pensativos! Agora que você já sabe dessas informações, que tal compartilhar com seus amigos?
E não deixe de visitar o nosso blog regularmente para ter acesso a mais conteúdo de qualidade sobre veículos e pneus em geral.
Dicas
17 de setembro de 2018
Imagine você dirigindo o seu carro, indo ou voltando do trabalho, com um trânsito carregado e o [...]
E-book
9 de janeiro de 2023
Seja por necessidade ou pelo simples prazer de deixar seu carro do jeito que você gosta, há vár[...]
Dicas
17 de janeiro de 2021
Existem muitos mitos a respeito dos discos e pastilhas de freio. Confira agora as inverdades a res[...]