5 dicas para você economizar gasolina!

21 de fevereiro de 2018

5 dicas para você economizar gasolina!

Economizar é sempre bom! Ainda mais quando a gasolina atinge preços altíssimos, como aqui no Brasil, é vital ter sempre aquele dinheirinho a mais. Mas uma das grandes dúvidas dos motoristas é: como economizar combustível?

Diversos fatores que resultam no consumo de gasolina de um carro, podem ser evitados, ou pelo menos minimizados. E se você começar economizando aqui, ali, no final das contas conseguirá gastar bem menos! Primeiro, vamos quebrar um grande mito, que a maioria dos brasileiros acham que é verdade. Pegar uma “Banguela” não é um meio eficiente de se economizar gasolina.

Mas vamos as dicas. Confira:

1)Ao viajar, feche as janelas!

Essa dica vale para quem anda em baixa velocidade quanto em alta. Acima de 80km é inevitável a entrada de ar, aumentando assim a resistência aerodinâmica do automóvel. Manter o carro em uma velocidade alta de maneira constante na estrada faz com que o consumo de combustível tenha acréscimo de até 10% com as janelas abertas.

2) Calibre regularmente os pneus!

Um pneu mal cuidado é outro fator que influencia e muito no consumo de combustível do seu veículo, já que é ele que entra em contato direto com o solo. Com os pneus descalibrados o consumo sobe, pois a área da roda aumenta e assim o contato com o asfalto também aumenta. Portanto, calibrar os pneus é de fundamental para quem deseja economizar gasolina.

3) Cuide do motor do seu veículo!

  • Existem diversas manobras que fazem com o que motor do carro consuma mais combustível! Para poupar mais, evite:
  • Freadas bruscas
  • Arrancadas bruscas
  • Não utilize a marcha errada para determinar velocidade (isso pode aumentar o consumo em até 30%).

4) Limpeza é fundamental!

O carro sujo em si não influência tanto, mas se você deixar o filtro de ar entupido, sim! Claro, é sempre recomendável limpar o filtro de ar por causa da saúde, mas deixar ele entupido, pode aumentar em até 6,2% o consumo do combustível do seu veículo.

5) Acelere nas subidas!

No Brasil, é comum ter muito sobe e desce, devido aos terrenos não nivelados que são encontrados em muitas cidades pelo país. Uma dica: acelere no início da subida para não ter que forçar o veículo no meio do caminho (utilizando assim mais gasolina) e nas descidas, sempre vá engrenado.

E você, conhecia todas essas dicas? Fique à vontade para deixar seu comentário e compartilhar a nossa matéria!

Rode Seguro, Rode com a HC Pneus!