4 Hábitos que devem ser evitados para aumentar a vida útil da embreagem.

12 de julho de 2021

4 Hábitos que devem ser evitados para aumentar a vida útil da embreagem.

A embreagem é composta basicamente de um rolamento, disco revestido com um material de alto atrito e o platô. Este é o componente do sistema de transmissão responsável por fazer a ligação mecânica entre o câmbio e o motor, sendo fundamental para o correto funcionamento do automóvel. A durabilidade do conjunto de embreagem varia bastante de acordo com o perfil de uso do veículo.

Naqueles que rodam bastante no perímetro urbano, o componente costuma durar entre 50 e 100 mil km. Já nos veículos de uso rodoviário, é bem comum que mesmo carros com mais de 150 mil km no hodômetro ainda estejam com o conjunto original de fábrica. Mas essa quilometragem pode ser afetada também pelo estilo de condução do motorista. Confira abaixo alguns hábitos ao volante que devem ser evitados para aumentar a vida útil do conjunto.

Descansar o pé: Muita gente faz isso sem nem perceber. É parar o carro no semáforo para descansar o pé no pedal da embreagem. Pois essa prática acelera o desgaste do sistema de embreagem.

Segurar o carro na embreagem: Pelo mesmo motivo não é recomendado a prática de segurar o veículo alternando o pé entre o acelerador e a embreagem em um aclive ou em um semáforo.

Usar a marcha errada: Arrancar com o carro em segunda marcha de maneira pode até ser uma prática útil em situações de baixa aderência.

Reduções bruscas: O hábito de utilizar o câmbio no lugar do freio para reduzir bruscamente a velocidade do veículo e acaba tendo impacto negativo na durabilidade da embreagem.

Excesso de carga: Foi sair com o carro carregado e sentiu aquele cheiro de queimado vindo do motor do veículo? Pois isso é um sinal claro de superaquecimento do sistema, o que ajuda a reduzir a vida útil dos seus componentes. Isso é causado pela necessidade de modular o pedal da embreagem para conseguir arrancar com o automóvel com excesso de peso.

Gostou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários!