Meu carro ferveu! E agora, o que fazer?

26 de agosto de 2019

Meu carro ferveu! E agora, o que fazer?

A primeira coisa a se fazer é parar o carro em um lugar seguro. Se você continuar andando com um carro superaquecido pode levar a problemas graves que podem acabar custando caro ao seu bolso.

Antes de mexer em qualquer componente do motor, espere no mínimo 30 minutos, evitando assim, acidentes. Abaixo, listaremos algumas medidas de segurança que você pode realizar, identificando possíveis causado do superaquecimento.

1 – Verifique se a válvula termostática está enferrujada

Caso ocorram vazamentos próximos a válvula termostática, seus componentes começam a enferrujar, causando travamentos, falta de sensibilidade, etc. Basta uma boa inspeção visual para identificar se a válvula está enferrujada. Caso seja isso, é necessário trocar a válvula e verificar o funcionamento dos sensores térmicos.

2 – Observe se o cabeçote está funcionando corretamente

Quando o veículo trabalha forçadamente com aquecimento excessivo, o motor começa a falhar, perder força e trepidar. Retire a vareta de óleo e verifique sua cor. Se for marrom clara e com gotículas de água impregnadas, é sinal que o cabeçote está com problema e o ideal é guinchar o carro para não fundir o motor.

3 –  Verifique se a bomba d’água está vazando

A bomba d’água quando possui furos, fraturas ou está trincada, pode levar a vazamentos no sistema de arrefecimento. Abra o capô e verifique a temperatura das mangueiras que entram e saem do radiador. Caso elas estejam em temperaturas diferentes, provavelmente o sistema de arrefecimento não está funcionando corretamente.

Tenha sempre em mente, a cultura da manutenção preventiva, evitando assim, todos os problemas listamos acima. Caso precise fazer revisão, checkup ou qualquer serviço automotivo, procure sempre a HC Pneus. Tem sempre uma loja perto de você!