Pneu tem data de validade?

31 de julho de 2019

Pneu tem data de validade?

Recentemente uma matéria viralizou na internet, causando diversas dúvidas à você revendedor e também aos nossos consumidores. A matéria afirmava que o pneu tem “data de validade” e para desmistificar isso, nossa equipe vai esclarecer tudo para vocês.

AFINAL, O PNEU TEM DATA DE VALIDADE?

NÃO! A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) esclarece que pneus não têm prazo de validade, por este motivo não consta nenhuma data de validade estampada no pneu.

MAS SE A VALIDADE DO PNEU É INDETERMINADA, COMO O CONSUMIDOR PODE SABER SE O PNEU ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES NA HORA DA COMPRA?

O primeiro passo é ir a uma revenda especializada, onde encontrará profissionais capacitados para auxiliar na compra dos pneus. Vale também conferir como os pneus são armazenados nas lojas. A armazenagem incorreta pode fazer com que o pneu sofra deformações e a borracha perca algumas de suas propriedades.

Quando em uso, a durabilidade de um pneu de passeio depende de vários fatores, como carga suportada, pressão utilizada, maneira de dirigir do motorista, manutenção do veículo, e ainda outros fatores como clima e temperatura ambiente. Ainda assim, a durabilidade pode ser prolongada com a manutenção periódica adequada realizada por profissionais qualificados.

ARGUMENTAÇÃO COM CONSUMIDOR:

Um pneu com DOT maior ou igual à 5 anos pode ser comercializado? R.: SIM! A Goodyear garante que os produtos que são vendidos pelos seus

revendedores oficiais, possuem garantia de 5 anos à partir da data da compra*

MAS ENTÃO O QUE É O DOT?

A sigla DOT (Department Of Transportation) refere-se ao órgão Americano responsável pela norma técnica de identificação das 6 informações

registrado no pneu, conforme exemplificadas abaixo:

INFORMAÇÃO ADICIONAL: POLÍTICA DE GARANTIA GOODYEAR

Os pneus fabricados pela Goodyear possuem garantia de 5 anos contra anormalidades de fabricação, devidamente constatadas por técnicos da Goodyear ou por técnicos credenciados da rede de revendedores. O período de 5 anos é contado a partir da data da nota fiscal de compra do pneu ou veículo novo como equipamento original.

Caso esta venha a faltar, será considerada a data de fabricação (DOT) e compreende os 3 primeiros meses de garantia legal, acrescidos de 4 anos e 9 meses de garantia contratual, oferecida pela Goodyear. – Texto extraído do Certificado de Garantia Goodyear

Nos próximos dias faremos uma ação em nossas mídias sociais alinhada a este comunicado, com o intuito de conscientizar nossos consumidores com relação a este tema que tem se tornado rotineiro dentro das nossas lojas

Esperamos que esse informativo possa sanar todas as dúvidas de vocês. Qualquer novo questionamento nossa equipe está à disposição para maiores esclarecimentos. Reforçaremos a comunicação e o entendimento com nosso consumidor, com publicações em nossas redes sociais e veículos de mídia parceiros, de algumas informações sobre o assunto. Até a próxima!