Vela de Ignição: Para que servem e quando devo trocar

12 de janeiro de 2021

Vela de Ignição: Para que servem e quando devo trocar

As velas de ignição do automóvel são responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão, ou seja, ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro. É importante lembrar que as velas de ignição trabalham em condições extremas, por isso temos que ficar atentos para saber quando trocá-las.

Como saber se a vela de ignição está boa? Se a vela de ignição estiver cinza, amarelada ou marrom, significa que sua vida útil está próxima do fim. Para saber se ela está carbonizada, basta ver se a ponta está coberta de carvão. Agora, se achar que a vela está superaquecendo, verifique se a ponta do isolador está esbranquiçada ou com alguns pontos pretos na superfície.

Quando trocar e verificar as velas de ignição? É recomendado que as velas de ignição sejam analisadas a cada 10 mil quilômetros rodados. O período de troca pode variar de um automóvel para outro, mas normalmente não deve passar dos 40 ou 50 mil quilômetros rodados.

Mas como fazer com que as velas de ignição durem mais? Os eletrodos da vela têm um desgaste natural com o tempo, mas o que mais afeta a vida útil é o ajuste dos parâmetros que a alimentam. Outras partes com problemas também podem danificar a peça do automóvel. A vela será carbonizada se existir um desgaste dos anéis ou por vedadores de válvulas com defeito.

Gostou deste artigo? Confira em nosso blog mais dicas para você estar sempre com seu veículo em dia.