Quando trocar o filtro de ar do carro?

25 de junho de 2020

Quando trocar o filtro de ar do carro?

O filtro de ar trabalha diretamente para a eficiência e proteção do motor, contendo as partículas suspensas e impurezas do ar aspirado pelo motor. Essa peça é fundamental para o bom funcionamento do carro e tem um papel importantíssimo para evitar o risco de contaminação na câmara de combustão e danos às peças do motor.

Quando o período de trocar o filtro de ar passa, e a substituição não ocorre, é muito comum ter um aumento inesperado de consumo de combustível e perda de potência nas retomadas de velocidade, já que o excesso de partículas exige que o propulsor funcione mais intensamente para conseguir aspirar o ar necessário à mistura. O que muitas pessoas não sabem, é que a verificação do estado do filtro de ar pode ser feito por qualquer um. Alguns manuais trazem instruções detalhadas do procedimento. Então, consulte o manual do seu carro. 

Normalmente, a quilometragem de substituição acontece entre 10 e 20 mil quilômetros rodados. Mas claro, leve em consideração o modo de uso do carro e por quais estradas você trafega. Caso você use muito o seu veículo em estradas rurais ou região de minério, reduza a quilometragem pela metade prevista.