Posso completar o óleo com o motor quente? E usar marcas diferentes?

4 de junho de 2019

Posso completar o óleo com o motor quente? E usar marcas diferentes?

Uma das coisas mais importantes na hora de cuidar do seu carro, é verificar regularmente o óleo do motor. Mas nessas horas, surgem muitas dúvidas na cabeça dos condutores. Por isso, neste post, vamos responder duas dessas dúvidas.

Posso completar o óleo com motor quente?

Alguns manuais de veículos estabelecem um procedimento para verificação do nível de óleo que pede para ligar o veículo por um certo tempo, deixando o motor funcionando até o ventilador acionar e depois desligar o motor por um tempo. Esse procedimento varia de acordo com o fabricante e está no manual do carro.

O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.

E usar marcas diferentes?

Sim, você pode usar marcas diferentes para completar o óleo, desde que a especificação de viscosidade (20w40, 10w30, etc) e tipo de óleo (semissintético, mineral, sintético) sejam os mesmos. Mas isso não é o ideal, já que cada marca de óleo possuí a sua tecnologia de fabricação, e a mistura desses dois óleos pode não ter bons resultados.

São dúvidas simples, mas que são pertinentes e que com certeza já deixaram muitos motoristas pensativos! Agora que você já sabe dessas informações, que tal compartilhar com seus amigos?

E não deixe de visitar o nosso blog regularmente para ter acesso a mais conteúdo de qualidade sobre veículos e pneus em geral.