Fuja de golpes! Sonda Lambda não exige manutenção periódica

24 de abril de 2020

Fuja de golpes! Sonda Lambda não exige manutenção periódica

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a sonda Lambda. E uma delas é se ela requer uma manutenção periódica. Quanto a isso, fique tranquilo.

O que é a Sonda Lambda? E para que serve?

O componente, também conhecido como sensor de oxigênio (nome que já revela a sua função) afere a quantidade de oxigênio presente entre os gases do escapamento. No Brasil, o tipo mais comum de sonda Lambda faz a comparação entre o oxigênio do ambiente em relação ao do escapamento. Mas existem modelos mais sofisticados (e caros) que utilizam maior número de parâmetros, mas com a mesma ideia. 

Os dados adquiridos através da análise da sonda Lambda são determinantes para o funcionamento do carro. Ela emite um sinal elétrico, no qual, a central da injeção eletrônica pode deixar a mistura ar-combustível mais rica ou pobre. Nos carros flex, a sonda Lambda tem outro papel de suma importância: identificar qual combustível está sendo usado e com isso, o módulo de injeção ajustará o sistema para a mais queima mais apropriada. 

Outra função dela é identificar as possíveis falhas nos sistemas de exaustão e alimentação e assim indicar uma série de problemas que podem acontecer com o carro.