Filtros e Velas: retenha resíduos e potencialize a performance do seu carro.

25 de novembro de 2020

Filtros e Velas: retenha resíduos e potencialize a performance do seu carro.

Os filtros são baratos, descartáveis e de fácil substituição, mas nem por isso deixam de ser importantes. Fundamentais para a queima de ar e combustível que faz o carro funcionar, as velas de ignição precisam estar em boas condições.

Desgastadas, elas provocam o aumento no consumo e falhas no funcionamento do motor. As principais iniciativas dos motoristas para mantê-las em dia é cuidar a origem do álcool e da gasolina que vão no tanque e manter em dia a troca dos filtros de ar e de combustível.

As velas estão entre os itens mais importantes para a combustão correta e emissão de gases do motor. Elas devem ser trocadas exatamente conforme a recomendação da montadora, que varia conforme a marca e o modelo do veículo. Em relação à manutenção, o principal aliado das velas é o filtro de ar. 

O filtro do ar deve ser trocado também levando em conta a recomendação do fabricante. Em média, essa substituição é indicada a cada 10 mil quilômetros. É fundamental ainda  ter cuidado com a seleção do combustível. Impurezas ou substâncias usadas para adulteração podem impregnar as velas, comprometendo a vida útil das peças. A função das velas é introduzir a energia de ignição na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar/combustível.

Se ela está em um estágio crítico, o motorista percebe falhas no funcionamento no motor, dificuldade para dar o arranque e, às vezes, excesso de fumaça pelo escapamento. E lembre-se, quando ocorrer defeito em uma das velas, é recomendado trocar o jogo, geralmente formado por quatro peças.
Agende a sua revisão na HC Pneus pelo nosso site: https://www.hcpneus.com.br/servicos