Espelhamento, vitrificação ou cristalização: qual o melhor?

25 de outubro de 2018

Espelhamento, vitrificação ou cristalização: qual o melhor?

Vitrificação, cristalização e espelhamento são processos de proteção para a pintura do carro, muito parecidos, mas os produtos utilizados em cada um deles, são diferentes. Mas cuidado, antes de decidir por um dos 3 processos, é preciso entender que estes produtos não devem ser aplicados por amadores.

Todo veículo possui uma camada superficial de verniz, muito fina, da espessura de um fio de cabelo. Se escolher o produto errado ou não souber manusear corretamente uma politriz, você poderá facilmente remover toda a camada de verniz e chegar na tinta, tendo o trabalho de repintar toda a peça danificada.

O processo de proteção consiste em 3 etapas. Confira:

Polimento

O polimento é um processo bastante conhecido e tem como objetivo tirar riscos e manchas do carro. Esta etapa é importante e é necessária uma avaliação do polidor para saber se a camada do verniz se encontra em bom estado. Dependendo do resultado, o polidor selecionará a massa em relação ao grau de abrasividade (desgaste).

Desengordurante

Esse processo tira toda a gordura ou qualquer resquício de material de polimento, deixando a superfície limpa para a perfeita aderência do produto final.

Cristalização, espelhamento ou vitrificação

Agora chegamos na etapa que dá nome a postagem e ao processo final. Basicamente o que difere os 3 é o tempo que duram a capacidade de proteção.

Espelhamento: este processo é patenteado por uma empresa, possui um bom acabamento e brilho, mas vem perdendo espaço para a vitrificação;

Cristalização: este processo é a base de teflon e tem, no máximo, 6 meses de durabilidade;

Vitrificação: possui uma maior resistência a agressões externas, como manchas de árvores e fezes de aves. Alguns aplicadores afirmam que a durabilidade pode chegar a 3 anos.

Fonte: https://glo.bo/2zvv4Re