31 de maio de 2019
Nem sempre é possível evitar dirigir na gravidez, ainda mais com uma rotina apertado que a maioria de nós enfrentamos. Embora, seja comum, é imprescindível alguns cuidados especiais para que tanto a saúde da gestante como a do bebê não sejam prejudicadas.
Listamos alguns cuidados para dirigir na gravidez. Confira:
Atenção ao tempo de gestação
Muitos especialistas não recomendam a direção após o 7º mês de gestação. Claro, isso não é uma regra e depende muito das condições da gestante. O tamanho da barriga pode atrapalhar a condutora e até mesmo, causar um desconforto.
Até mesmo uma freada ou um impacto no volante podem prejudicar a gestante e o bebê. Além disso, o cinto de segurança, nos últimos meses de gestação podem ser um grande incômodo. Nesse caso, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), recomenda usar o cinto de três pontos, evitando que a faixa diagonal fique sobre o útero.
Regule os bancos
É fundamental ter uma boa postura para evitar as dores nas costas e o cansaço excessivo. Para as grávidas, esse cuidado tem que ser dobrado. O correto é que o banco seja posicionado o máximo possível para trás, aumentando assim a distância entre a barriga e o volante.
Evite se estressar
O trânsito, normalmente já é um ambiente estressante. E o estresse, pode levar a um aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, causando indisposições.
Sendo assim, as gestantes devem evitar dirigir em horário de pico e em regiões sujeitas a situações estressantes, como trânsito lento, assaltos, etc. Caso for dirigir sob essas condições, o ideal é ter pelo menos, mais uma pessoa no carro.
O que ajuda bastante nessas situações, é colocar uma música relaxante para tocar e claro, aquele velho e bom ar-condicionado em uma temperatura agradável, o que ajudará bastante na tarefa de diminuir o estresse.
Consulte sempre o médico
E por último, mas não menos importante (talvez seja a dica mais importante), sempre que for dirigir na gravidez, consulte um médico. Ele, por ser especialista, dirá se a situação trará riscos ou não a sua saúde ou a do bebê.
Caso ele passe recomendações, é fundamental que você as siga à risca. Mesmo se elas parecerem exageradas. Lembre-se que você está prezando pela sua saúde e pela do bebê.
Agora que você já sabe disso, tenho certeza que está mais tranquila e preparada para dirigir na gravidez. Se gostou das informações, compartilhe com seus amigos e não esqueça de acompanhar sempre o nosso blog!
Dicas
18 de maio de 2020
Para que o desgaste ocorra de maneira equilibrada e uniforme, existe a troca de posição dos pneu[...]
E-book
15 de março de 2018
É muito simples! Vou te mostrar algumas dicas que ajudarão você a identificar aspectos que comprovam o desgaste dos pneu do seu[...]
Dicas
23 de dezembro de 2020
Para quem dirige por muito tempo, passar horas dentro de um veículo pode ser uma experiência des[...]