Como funciona o Sensor de Ponto Cego?

18 de fevereiro de 2019

Como funciona o Sensor de Ponto Cego?

Pontos cegos representam um grande perigo aos motoristas, principalmente em dias de tráfego intenso das cidades ou em velocidades altas, como em rodovias e estradas. Os encostos dos bancos, as colunas traseiras dos veículos e outras partes que fazem parte da própria estrutura do automóvel são as principais fontes de pontos cegos e mesmo com o ajuste dos retrovisores ou a postura correta ao volante podem não ser suficientes para evitar acidentes.

Foi pensando em evitar acidentes, que o sensor de ponto cego foi desenvolvido. Este sensor nada mais é, que um dispositivo que busca auxiliar o motorista na identificação de veículos ou pedestres nas laterais traseiras do carro, dentro do campo limitado ou de obstrução da visão. Os sensores chegam a cobrir 360 graus, ampliando e muito a percepção do motorista para todo o entorno do carro.

Mas, como ele funciona?

O dispositivo funciona basicamente por sensores de pulsos ultrassônicos ou radares de proximidade que emitem ondas em todas as direções e, ao receber retorno, informam aos sistemas eletrônicos para processamento e acionamento dos alertas ao motorista.