Cambagem existe sim!

7 de fevereiro de 2018

Cambagem existe sim!

Você sabe, afinal, para que serve a cambagem? A cambagem ou camber/sopé é um ajuste de inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical, com o objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação.

Cada veículo possuí uma angulação ideal especificado pelo fabricando, que tem como objetivo garantir a estabilidade do automóvel ao realizar esforços laterais que ocorrem no momento de uma curva, para compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade das rodas para o volante.

Resumindo, a tarefa da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, evitando assim, que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis na direção, por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção mais solta, leve, pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste.

Existem diversas máquinas que realizam a cambagem e mostram o grau de inclinação das rodas, assim você não será ludibriado pela empresa que fornecer a cambagem como serviço.

Tipos de Cambagem

Existem três tipos. Saiba quais são eles:

Cambagem nula: quando os pneus fazem um ângulo reto;

Cambagem negativa: quando os pneus estão voltados para fora do carro;

Cambagem positiva: quando os pneus estão voltados para dentro do carro.

Observe a parte da frente do seu veículo! Os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto, ou seja, 90º, este seria o ângulo ideal, pois um lado nunca ode estar mais inclinado que o outro.

Quando fazer cambagem?

Alterar o ângulo dos pneus acontece e em um país como o nosso, onde as ruas são cheias de buracos, isso é inevitável. O recomendado é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atingir 10 mil quilômetros, você garante que o seu veículo sairá da manutenção perfeitamente regulado.

Na HC Pneus você faz a cambagem do seu carro e sai tranquilo para rodar pelas rodovias do nosso país. Encontre a loja mais próxima de você!

Confie em quem é autoridade no assunto, confie na HC Pneus!