5 erros comuns na Troca de Óleo

4 de agosto de 2018

5 erros comuns na Troca de Óleo

Abaixo listei 5 erros comuns que a maioria das pessoas cometem em relação a troca de óleo. Evitando esses erros você irá economizar dinheiro e garantir o bom funcionamento do veículo.

Como toda máquina, o seu carro precisa de manutenção frequente para continuar funcionando corretamente e uma das manutenções mais realizadas é a troca de óleo. E exatamente, por ser comum, muitas vezes algumas práticas importantes são esquecidas e outras muitas pessoas talvez nem conheçam.

Por isso, siga as dicas listadas abaixo e garanta que a troca de óleo do seu carro seja feita corretamente:

 

  • Ultrapassar a data da troca

 

Para carros novos, 0km, é recomendado realizar a troca do óleo após completar os primeiros 10.000 km rodados ou então após seis meses de uso. Mas se você comprou um seminovo, fique atento aquela etiqueta que, geralmente, fica no contato superior esquerdo do para-brisa do veículo. Nela estão anotados os dados da última troca de óleo e assim, você tem uma base para saber quando será a próxima troca. Agora, caso não haja nenhuma anotação, o ideal é que você leve o automóvel até o seu mecânico de confiança para que ele faça uma avaliação da qualidade do óleo e te indique quando deve ser realizada a próxima troca.

2) Misturar aditivos ao óleo

Quando você comprar o óleo indicado ao modelo do seu carro, este já terá em sua composição tudo o que o motor precisa para funcionar perfeitamente. Não é recomendado que você misture aditivos ao óleo, pois pode comprometer a qualidade do mesmo, além de ser um desperdício de dinheiro.

3) Escorrer o óleo

As velas, o catalisador e a câmara de combustão podem ser duramente afetados e prejudicados caso pingue óleo no momento da troca e não seja visto. Com o tempo, o motor pode começar a apresentar problemas, aumentado o gasto com a manutenção do mesmo.

4) Troca incompleta

Se você apenas completar o óleo no reservatório pode ser tão prejudicial ao motor quanto deixar aquele óleo velho rodando. Isso porque o óleo novo vai se misturar ao que já está no reservatório, cheio de impurezas. Ou seja, o óleo novo será contaminado.

5) Peças soltas

Ir a uma oficina mecânica de confiança para fazer a troca de óleo é essencial, pois todas as peças precisam ser encaixadas perfeitamente de volta. Caso isso não ocorra, há muitas chances de acontecer vazamento de óleo no motor, o que gera muito mais prejuízo ao seu bolso.