Qual a vida útil da bateria do carro?

15 de dezembro de 2018

Qual a vida útil da bateria do carro?

Este é um assunto que interessa e muito aos motoristas. A bateria do carro é essencial para o funcionamento de toda a parte elétrica, ou seja, podemos considera-la como o coração do sistema elétrico do veículo.

Apesar de não precisar de manutenção, é fundamental que o motorista fique atento e siga algumas orientações a fim de estender a vida útil da bateria do carro.

Mas então, qual é a vida útil da bateria do carro?

Isso é relativo. Depende do fabricante (produtos mais baratos, geralmente possuem componentes de menor qualidade, o que impacta diretamente na durabilidade) e das características do carro, ou seja, quanto mais componentes eletrônicos, a bateria, provavelmente, durará menos.

Outro fator importante é o clima. Em dias nublados ou chuvosos, nós acendemos o farol mais cedo e ligamos os limpadores do para-brisa com mais frequência. Isso encurta a durabilidade da bateria do carro, devido ao maio uso e desgaste.

Em geral, as baterias duram de 24 a 30 meses de uso, enquanto as baterias de alta qualidade podem durar de 48 a 60 meses. Claro, isso se o motorista tomar os cuidados necessários para que não haja problema com a bateria.