Amortecedores: qual a hora certa de trocá-los?

20 de outubro de 2018

Amortecedores: qual a hora certa de trocá-los?

Ninguém gosta de fazer manutenção desnecessária no carro, ainda mais quando essa intervenção gera altos gastos. Por outro lado, as ruas e estradas brasileiras, estão bem abaixo do nível desejado, o que acaba sobrecarregando a suspensão de qualquer veículo.

Dito isso, muitas pessoas ficam com a dúvida: “qual a hora certa de trocar o amortecedor do carro? ” Acabe com essa dúvida agora!

O momento ideal para trocar o amortecedor é quando a sua vida útil está próxima do fim. Nessa hora, os amortecedores já não funcionam em sua força máxima e acabam perdendo funcionalidades, com isso, o carro acaba balançando mais que o normal. Para ter certeza que os amortecedores precisam ser trocados, faça pequenas arrancadas e freadas e verifique o comportamento da carroceria, ela não pode balançar demais.

Caso ainda tenha dúvidas, venha até uma oficina HC Pneus e peça ao mecânico para conferir os amortecedores. Ele possui ferramentas e o conhecimento necessário para resolver a sua situação.

O ideal é que essa verificação ocorra a cada 10 mil km rodados, mas esse dado é bem variável. Cada carro roda em um tipo diferente de pavimento, logo, quem anda apenas em rodovias bem asfaltadas deverá trocar os amortecedores depois de quem roda em ruas de terras ou estradas esburacadas.